quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Jovens de Cristo.





(I João. 2:14) .......Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.


Deus tem determinado um padrão de conduta para os jovens sábios que almejam ter uma vida feliz.


Os “jovens” têm vencido o maligno (mencionado duas vezes (I João. 2:13-14) são fortes e a Palavra de Deus habita neles.

Não é surpresa encontrarmos a força associada à juventude, mas somente vencem o maligno através da obra de Cristo e da Palavra de Deus que neles habita.

(João 16:33) - Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

(Apocalipse 12:11) - E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.

Neste caso, os vencidos são os oponentes e o mundo com o qual estão associados.

(I João 4:4) - Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.

(I João 5:4-5) - Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.

(V.5) - Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?

A palavra traduzida como “MALIGNO” pode ser interpretada simplesmente como “MAL”, como é usualmente apresentada na Oração do Senhor (Mt. 6:13) e na própria oração de Jesus (João. 17:15).

(Mateus 6:13) - E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.

(João 17:15) - Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.

Mas a Tradução NIV está provavelmente correta ao interpretá-la como uma referencia pessoal (1Jo. 3:12; 5: 18-19); na linguagem joanina, o Diabo (Jo. 3:8,10) é um homicida (Jo. 8:44), e I Jo. 3:11-15 associa-o “MALIGNO” a um “Homicida”.

Os seres humanos são filhos de Deus ou do Diabo, e seus atos revelam a distinção (I Jo. 3:9,10).

Deus impulsiona os seus filhos – O Diabo impulsiona e controla o mundo.

(I João 4:4) - Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.

(I João 5:18) - Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.

Num mundo globalizado como o nosso, as informações circulam com uma rapidez incrível.

A comunicação se processa hoje de todos os meios, e os jovens têm acesso a tudo isso sem muito esforço.

Não era assim na época de João, quando não existia jornal, revistas, rádio, televisão, telefone, computador, Internet, etc.

Era somente utilizada a palavra falada e escrita (na forma de livros ou cartas).

Apesar disto, o apóstolo teve bons motivos para escrever aos jovens, pois o mundo nos dias de João era tão atrativo quanto hoje (cada época tem as suas dificuldades).
Portanto, a verdadeira fortaleza da Juventude vem de Deus.
(Ef 6:10) -Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
(Is 40:29-31) - Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão.

A Palavra de Deus só permanece em nós quando dependemos do Espírito Santo.

(Jo.14:26; At. 1:8; At. 4:31; 1 Co. 2: 6-16).
Só Venceremos o Maligno se estivermos firmados em Cristo.
(I Jo 3:8) - Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo. (Ef. 6:10-12; Tg. 4:7; 1 Pe. 5:8)

Embora na época de João não houvesse tanta facilidade para o processo de comunicação como hoje em dia, ele escreveu com os recursos disponíveis uma mensagem aos jovens que permanece até hoje.

Pois os atrativos que o mundo oferecia no passado eram tão fortes como os atrativos mundanos de hoje.

E se quisermos ser vencedores, devemos ser fortes no Senhor, permanecer com a Palavra de Deus alicerçada em nós pelo Espírito Santo e permanentemente firmados em Cristo para resistirmos às ciladas do Maligno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu novo livro...Clique aqui e leia online...

Compre o livro pelo link ao lado: http://www.bookess.com/read/9585-uma-nova-historia-/ ou entre em contato pelo e-mail richard.rossini.atanes@gmail.com para comprar com desconto diretamente com o autor..