sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Seu filho, sua imagem e semelhança.

Pv 22.6 Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele.

Que tipo de educação você dá ao seu filho?O que ele se tornará amanhã depende do que você o ensinar hoje,pois o que as crianças vêem, elas fazem.Guarde essa frase:o que as crianças vêem, elas fazem.Saber que temos em Deus um Pai nos dá esperança, mesmo diante das piores situações que enfrentamos. Infelizmente, tal esperança deixou de ser passada pelos pais aos filhos, pois dentre as principais mudanças que a modernidade trouxe está o esvaziamento do exemplo paterno e materno.De ator principal, aquele que era considerado cabeça passou a ser coadjuvante no processo de criação dos filhos, muitas vezes deixando está tarefa a televisão ou mesmo ao exemplo que a sociedade pretende passar, sob a justificativa de que o trabalho se torna mais complexo, e que o tempo está cada vez mais curto.Realmente,o dia parece estar se encurtando,pois sempre temos algo a mais para fazer (novos cursos para nos mantermos atualizados no mercado de trabalho, horas extras para aumentar a renda familiar, o famoso happy hour para relaxar, e até o computador,com a desculpa de se manter atualizado online sobre tudo e sobre todos).

“Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus...” (2Tm 3:1-4). Vivemos, portanto, uma crise de paternidade!Que tipo de exemplo você dá ao seu filho?

Se você beber em casa, ou chegar embriagado,tenha certeza de seu filho poderá seguir seu exemplo.

Se você for violento em casa,tenha certeza de seu filho também o será.

Se você fumar, seu filho tem uma grande chance de ser fumante.



Roberto, filho de um advogado famoso por seus livros na área de Direito, compareceu ao Tribunal, acusado de falsificação de cheques. O juiz, um velho amigo de seu pai, dirigiu-se a ele dizendo com rispidez: “Rapaz, você se lembra de seu pai? Você o tem desonrado”."Lembro-me perfeitamente", respondeu o jovem, com bastante calma. E prosseguiu: "Meu pai era escritor. Quando eu o procurava para lhe pedir conselhos ou companhia, ele sempre respondia: ‘Vá embora, menino, eu estou ocupado’. Assim, meu pai terminou de escrever o livro e aqui estou eu".

A época em que a família mais influi na vida de uma pessoa é a infância. É na infância que aparecem as marcas que a pessoa carregará para a sua vida.Para o jovem, a família é um mundo significativo. é através da família que o caráter do jovem é moldado,e uma falha na formação deste caráter trará muitas dificuldades nas suas decisões e no seu dia-a-dia.O tipo de comportamento do jovem será determinado pela realidade social que a família vive. Dificilmente uma pessoa desajustada no lar será bem ajustada no trabalho ou em outras áreas da vida. É na juventude que se escolhe a profissão, o cônjuge, a faculdade e a religião. Uma decisão errada pode comprometer uma vida. A família é essencial nesta hora.A família é a principal influência na vida dos filhos. Nada pode substituir a falta de uma família para os filhos. A família exerce uma educação constante. Como se diz na linguagem popular, a família "faz a cabeça dos filhos".Apesar disto, geralmente os pais não ensinam tudo que devem aos seus filhos, mas cobram deles as atitudes mais corretas do mundo na hora em que eles erram. Há pais que jogam seus filhos em verdadeiras "covas de leões", e acham que eles devem sair de lá ilesos.Indiscutivelmente, a família deixa na vida dos filhos marcas para toda uma vida. A família não está apenas educando uma pessoa, mas moldando seu estilo de vida. A família precisa ter consciência de que os filhos não vão à escola ou à igreja para aprenderem como viver. Eles aprendem a viver em casa e vão para a vida reforçar os seus conhecimentos e mostrar o que aprenderam . Agora,o que eles aprendem em casa ?Aprendem a serem generosos ou mesquinhos? Aprendem a serem amorosos ou violentos?Que tipo de educação você dá ao seu filho?

Você o instrui com seus bons exemplos,ou deixa a televisão o educar.Veja bem meu amado irmão, se formos analisar a família nas últimas décadas, veremos que a mesma está sendo esfacelada. Porquê isso acontece?
Em primeiro lugar,porque a mesma deixou a mídia ser a principal formadora de opinião. A mídia dita o que você deve vestir,o que deve comer,como falar,como agir.



Em segundo lugar,porque a família passa muito menos tempo junta do que a algumas década atrás.



Antigamente,a família se reunia para orar,para conversar, para debater assuntos relacionados a sociedade em geral,para as refeições.E hoje? Bem,hoje cada membro da família fica prostado diante de uma televisão,assistindo aquilo que a mídia quer nos empurrar, seja nas horas de lazer,seja na hora das refeições, seja em qualquer outro momento.



Fica o pai na sala vendo jogo,a mãe no quarto vendo novela,e os filhos em seu quarto vendo programas que os incentivam a se afastarem de Deus,e dos ideiais que Ele criou.



O que vemos hoje na televisão ? Vemos pornografia, incentivo ao sexo ,ao uso de álcool,ao uso de drogas,ao adultério,a fornicação. A televisão se tornou hoje em dia a babá de nossos filhos.



Fica uma pergunta aos irmãos: Você pode afirmar que seu filho será sua imagem e semelhança?



É isso que você quer para ele?



Se a resposta for não, segue algumas dicas:



Seja exemplo – os filhos aprendem muito mais com o comportamento dos pais do que ouvindo seus conselhos e lições.



Sempre conte, mostre para os filhos as maravilhas que Deus tem realizado em suas vidas.



Oração – não ore apenas por seu filho, mas com o seu filho.



Ensine o seu filho a ter amor pela Palavra de Deus.



Você pode, sim, minimizar os problemas que o tempo longe de seus filhos podem trazer: conversando pelo telefone, dando atenção de qualidade a eles quando estiverem juntos, orando por e com eles, sendo amigos, elogiando, corrigindo sempre que necessário – sem deixar que a culpa por estar pouco tempo com eles lhe impeça de discipliná-los. Diga a eles “Sim”, sempre que for possível; e “Não”, sempre que for necessário.



Cada família tem os filhos que produz. Como são os seus? Está na hora de um exame de consciência. É urgente voltar aos princípios que a Palavra de Deus nos dá para a educação das crianças! Seguem Dez princípios para se ter filhos felizes e bem-sucedidos.



1. Os pais são os responsáveis pela educação dos filhos. (Ef 6.4; Dt 6.7.)
2. Seus filhos são seus discípulos, pastoreie o coração deles. (Jo 21.15.)
3. Ame seus filhos incondicionalmente. (1 Jo 4.7-20.)
4. Dê liberdade e limites com equilíbrio: diga a eles “Sim”, sempre que for possível; e “Não”, sempre que for necessário.
5. Discipline-os quando necessário, usando os métodos adequados a cada ocasião. Isso é dar limites.
6. Desenvolva o pensamento e a capacidade de tomar decisões através do julgamento amadurecido e fundamentado nos princípios de Deus. Isso é dar liberdade.
7. Cumpra Deuteronômio 6.6,7, juntamente com seu filho.
8. Seja o exemplo de que eles precisam. (1 Co 11.1.)
9. Alegre-se, divirta-se com eles. (Fp 4.4,5.)
10. Filhos são flechas, crie-os para serem lançados na vida e acertarem o alvo: Ser felizes, bem-sucedidos e abençoados, ou seja, ser parecidos com Jesus. (Sl 127.3-5).

Busquemos a direção de Deus para que ele nos dê sabedoria, discernimento e que possa abrir os nossos olhos espirituais para que possamos enxergar a maneira como estamos agindo em relação a vida espiritual de nossos filhos.

Dt 6.5 Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
Dt 6.6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
Dt 6.7 E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.


segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Carta a um novo convertido.

Atenção querido irmão Novo Convertido !!!



Agora que você aceitou Jesus, o que fazer ?
O que é ser crente ?
Como você deve se comportar?

Quando aceitamos o Senhor Jesus, como nosso salvador pessoal, queremos saber o que vai mudar na nossa vida nesta nova condição.Ser cristão, significa reconhecer e aceitar que o Senhor Jesus Cristo deu a sua vida na cruz do calvário para nos salvar da condenação eterna.Ser cristão, significa reconhecer e aceitar a Bíblia Sagrada como a infalível palavra de Deus, digna de toda aceitação e obediência.Ser Cristão é assumir compromissos com a doutrina (ensinamento) da Palavra de Deus.
Ser Cristão é reconhecer e aceitar a liderança dos homens honestos que Deus escolheu para pastorear o rebanho.
Ser Cristão é aguardar a volta do Senhor Jesus Cristo em glória para arrebatar sua igreja.
Ser Cristão …  é ser parecido com Cristo e estar disposto a segui-lo para sempre.

Agora que você aceitou a Jesus como  Senhor e Salvador, o que mudará na sua vida?

Como cristãos, continuaremos nossa vida, trabalhando,nos divertindo, estudando, porém  agora com Jesus no coração, fazendo com que  a nossa vida não seja mais a mesma. O apóstolo Paulo diz: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” II Coríntios 5.17.

O que é preciso fazer para continuarmos crescendo e sendo abençoados por Deus?

Segue algumas dicas que ajudarão o novo convertido a caminhar em santidade , crescendo na graça e no conhecimento.

01 - Estudar a Bíblia - Estude diariamente, pois o verdadeiro alimento da alma se extrai da leitura das Escrituras Sagradas - (Isaías 12:3 / Mateus 4:4 / Salmos 1:2 / Salmos 119:11) .Esse estudo deve ser sistemático, diário e contínuo. Ore antes de ler a Bíblia para que Deus abra o entendimento de sua Palavra.

02 - Viver fielmente - O sistema que domina o mundo é mal e está sob a ação dos poderes das trevas.Por isso os valores morais e espirituais estão em farta decadência. Nós somos tentados a abandonar o nosso ideal em Cristo, por isso precisamos RESISTIR firmes - Efésios. (6:11-13) e permanecer fiéis - (Salmos 101:6).

03 - Manter comunhão- Com Deus e com os nossos irmãos (outros crentes) e permanecemos em nossa congregação (Hebreus 10:24 e 25). Nunca devemos permitir que o Diabo ou outro ser, nos coloque contra nossos irmãos, a quem devemos amar cordialmente (Romanos 12:10) e servir prazerosamente. Uma brasa para se manter acesa deve está próxima das outras brasas vivas.

04 - Dar testemunho - De Jesus Cristo, aos outros (Marcos 5:18-20).Testemunhar é contar aos outros as coisas que Jesus fez por nós (salmos 116:12 e 13). Faz-se necessário que comuniquemos nossa vitória a outras pessoas, para que também sejam salvas.

05 - Orar sem cessar - Em I Tessalonicenses 5:17 - Jesus ensina a orar continuamente. Orar é falar com Deus o que pensamos. Deus promete ouvir e responder nossas orações (II Coríntios 7:15) A oração é a respiração da alma.A oração pode ser verbal (expressa em palavras) e mental (expressa em pensamentos). Quando estamos orando estamos falando com Deus e quando lemos a Bíblia, Deus está falando conosco.

06 - Tornar-se aluno da “Escola Dominical” - É gratuita e aberta a todas as pessoas, precisamos examinar as escrituras (João 5:39) e conhecer melhor o Deus que servimos. A escola é o melhor caminho e o recurso da igreja para transmitir conhecimento aos crentes. Não devemos ler a bíblia para acharmos um bom texto para um sermão.Devemos ler a Bíblia para conhecermos mais e mais a Deus.

07 - participar dos cultos de doutrina - O nosso amadurecimento espiritual (entender as coisas de Deus), provém basicamente dos ensinos doutrinários oferecidos nestes cultos. Ali ficamos sabendo diferenciar o certo do errado (Hebreus 5:14 / I Coríntios 2:12 / Levíticos 10:10). Hoje fala-se muito em avivamento. Mas todos os maiores avivamentos bíblicos vieram através da leitura da Palavra.

O novo convertido que observar estas instruções e aplicá-las no seu dia-a-dia, certamente desenvolverá uma fé genuína e crescerá na graça e no conhecimento do Senhor Jesus. É bem verdade que deve enfrentar lutas diversas, mas, os grandes vencedores são aqueles que não temem as lutas, mas, as enfrentam com dignidade e fazendo uso das armas certas.

Ore, medite e estude a Bíblia, evangelize, demonstre a quem não é cristão o que é ser cristão.
Você não é cristão por usar um terno, uma saia grande, por andar com uma Bíblia embaixo do braço.
Você é cristão porque  Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 

Medite no versículo abaixo:

At 11.26 E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos..

Pq eles foram chamados de cristãos?

Pq seu comportamento era semelhante ao de Jesus.
Você pode ser a única Bíblia que muitas pessoas podem ler. Seja um imitador de Cristo.

A Língua

Tiago 3:1-12
1 Meus irmãos, não sejais muitos de vós mestres, sabendo que receberemos um juízo mais severo. 2 Pois todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, esse é homem perfeito, e capaz de refrear também todo o corpo. 3 Ora, se pomos freios na boca dos cavalos, para que nos obedeçam, então conseguimos dirigir todo o seu corpo. 4 Vede também os navios que, embora tão grandes e levados por impetuosos ventos, com um pequenino leme se voltam para onde quer o impulso do timoneiro. 5 Assim também a língua é um pequeno membro, e se gaba de grandes coisas. Vede quão grande bosque um tão pequeno fogo incendeia. 6 A língua também é um fogo; sim, a língua, qual mundo de iniqüidade, colocada entre os nossos membros, contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, sendo por sua vez inflamada pelo inferno. 7 Pois toda espécie tanto de feras, como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se doma, e tem sido domada pelo gênero humano; 8 mas a língua, nenhum homem a pode domar. É um mal irrefreável; está cheia de peçonha mortal. 9 Com ela bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. 10 Da mesma boca procede bênção e maldição. Não convém, meus irmãos, que se faça assim. 11 Porventura a fonte deita da mesma abertura água doce e água amargosa?

Através da linguagem o homem tem se comunicado com o seu próximo desde a sua criação. É impossível precisarmos quantas palavras nós pronunciamos desde nossa mais tenra idade até a hora da morte, porém de todas iremos prestar contas diante de Deus. Nem sempre as palavras por nós proferidas têm sido aprovadas diante de Deus, pois a nossa língua é um instrumento que pode ter uma dupla finalidade: Para bênção ou para maldição. A língua do homem é como abelha; tem mel e tem ferrão.



EFEITOS MALÉFICOS DA LINGUAGEM



Mentira

“Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com seu próximo;…” (Ef 4.25)

A mentira é um dos piores efeitos da linguagem, pois uma língua mentirosa pode destruir famílias, desestruturar igrejas, prejudicar pessoas em diversas áreas (Sl 109.2;120.2- “Pois a boca do ímpio e a boca do enganador estão abertas contra mim. Têm falado contra mim com uma língua mentirosa”; Pv 6.17 “Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente”). Muitas pessoas, inclusive na Bíblia foram vítimas deste pecado cujo pai é o diabo (Jo 8.44 Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira”.

A Bíblia diz que os mentirosos ficarão de fora do Reino de Deus. Muitos cristãos mentem em casa, no emprego e até mesmo quando cantam na igreja, pois dizem coisas que não condizem com a realidade de suas vidas. As vezes pensamos que uma pequena mentira não tem problema e nos esquecemos que pecado é pecado, não existe pecado pequeno nem pecado grande.



Fofoca

“O mexeriqueiro revela o segredo, mas o fiel de espírito o mantém em oculto.” (Pv 11.13)

Por falta de freio na língua, crentes falam mal do pastor, dos obreiros, e dos outros irmãos da igreja. São os crentes mexeriqueiros, às vezes até caluniadores (Sl 15.1-3 SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração. Aquele que não difama com a sua língua…), que têm as características citadas por Tiago no nosso texto base: língua peçonhenta, que é o mesmo que venenosa (Sl 140.3 Aguçaram as línguas como a serpente; o veneno das víboras está debaixo dos seus lábios), indomável, e com poder de destruição comparado ao pequeno fogo que incendeia uma grande floresta. O apóstolo Paulo, escrevendo ao pastor Timóteo, adverte a respeito das pessoas que se tornavam levianas contra Cristo e começavam a andar de casa em casa observando a vida dos outros e falando o que não convinha. O ministério da igreja deve estar atento a este mal e combatê-lo com a mesma ênfase que o faz com a prostituição, roubo e outros tipos de pecado. Quem fala mal de seu irmão não pode dizer que o ama e sem amor não podemos ver a Deus (Lv 19.16 Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo). (TG 4:11) - Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.



Gírias

“Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.” (Tt 2.8)

No momento que entregamos nossa vida ao Senhor deve haver um diferencial na nossa maneira de falar. A Bíblia diz que devemos ter linguagem sã e irrepreensível, sendo assim, as gírias devem ser normais na vida daqueles que não nasceram de novo, mas para quem serve a Deus, tudo deve ser novo. Expressões de gíria têm contaminado o meio cristão de tal forma que chega a ser repugnante ouvir algumas pessoas conversando. Faça como o profeta Isaías e deixe que o Senhor purifique os seus lábios se você tem usado esse tipo de linguagem no seu dia a dia (Is 6.7).



Murmuração

“E não murmureis, como alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor .” (1Co 10.10)

“No mundo murmura-se tanto entre os que cristãos dizem ser/Em vez de louvores há pranto, fraqueza em lugar de poder…” (HC 302) Murmurar é o mesmo que reclamar de Deus pelas circunstancias da vida. Como Deus deseja que nós com os nossos lábios o louvemos, o adoremos, reconhecemos a sua soberania. Como é triste constatar que até mesmo na hora da pregação alguns crentes ficam revidando o que o pregador está falando em tom de discórdia, gracejo, chocarrice. Que Deus nos guarde da murmuração. Os israelitas murmuradores não entraram na Terra Prometida, da mesma forma os crentes de hoje correm o risco de perderem a salvação caso continuem usando a sua língua para murmurar.



Imoralidade

“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe…” (Ef 4.29)

A Bíblia diz que o homem que teme ao Senhor não se assenta na roda dos escarneceres (Sl 1.1) . Como cristãos que somos devemos ter consciência da nossa função de luz do mundo. Imagine um crente que gosta de piadas sujas, comentários obscenos e conversa que gira em torno da imoralidade (Cl 3.8). Será que sua vida irá despertar em alguém o desejo de ser crente?



EFEITOS BENÉFICOS

Quando levarmos cativo todo entendimento à obediência de Cristo (2Co 10.5) e deixarmos que Ele controle a nossa língua tudo que sair da nossa boca será para abençoar as pessoas que nos ouvem.



Edificação

“…mas só a que for boa para promover a edificação.”(Ef 4.29)

Tudo que falamos deve objetivar o fortalecimento espiritual dos que nos ouvem. A vida cristã consiste basicamente de serviço, pois somos servos. Portanto a nossa função é trabalhar pelo bem estar espiritual de todos os crentes e pela salvação do mundo. O Senhor nos ungiu com o Espírito Santo e nos deu uma língua erudita para que possamos dizer uma boa palavra ao que está cansado (Is 50.4) Por isso mesmo a nossa palavra deve ser temperada com sal (Cl 4.6). O sal causa sede, devemos causar sede de Deus para os que nos ouvem. Por que as multidões paravam para ouvir a Cristo? Porque suas palavras edificavam. Amado irmão, quando você fala você edifica os que o ouvem? As nossas palavras, ao contrário do que muitos dizem, por si só não têm poder, mas se você quer edificar alguém fale a Palavra de Deus e o seu objetivo será alcançado (1Co 2.4).



Testemunho

‘E assim a minha língua falará da tua justiça e do teu louvor todo o dia” (Sl 35.28)

Outro efeito benéfico da linguagem é o seu uso para divulgação das bênçãos que o Senhor nos concede todo dia. Por mais difícil que seja o nosso caminho Deus nos tem feito triunfar sobre o mal. É importante testemunhar para que os outros venham ter conhecimento do poder de Deus. Ao invés de relatarmos para outrem as nossas lutas e aflições, que são normais na nossa vida, divulguemos quão grandes coisas o Senhor tem feito por nós (Salmos 126:3) - Grandes coisas fez o SENHOR por nós, pelas quais estamos alegres.



Louvor

“Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico…” (Sl 126.2a)

O cristão tem, de forma espontânea, a incumbência de louvar ao Senhor. Todos temos motivos para isso. Não há dia nem hora específica para louvar ao Senhor. Seja nos momentos de solidão ou amargura, seja na mais completa alegria, louve ao Senhor (Hb 13.15;Tg 5.13). Cabe aqui uma observação: Não precisa saber cantar para louvar ao Senhor e nem todos que cantam louvam. O louvor é a mais pura expressão de gratidão ao Senhor. Paulo e Silas louvaram ao Senhor quando estavam presos. Seria uma hora ideal para a murmuração, xingamento, gritos, mas eles apenas louvavam e isso à meia noite e os outros presos os escutavam (At 16.25). Temos utilizado nossa língua para louvar ao Senhor mesmo nas horas mais críticas da nossa vida?



CONCLUSÃO

Se temos certeza de que somos de Cristo nossa linguagem será santa. Tudo que é bom, tudo que é agradável seja dito por nós. O que não serve para benefício nosso nem de outras pessoas não pode fazer parte do nosso vocabulário. Façamos uma análise cuidadosa da nossa linguagem, irmãos e tiremos tudo que é maléfico. Amém.

1. Você tem uma língua de bênção ou de maldição?

2. Você tem louvado ao Senhor mesmo em meio as lutas da vida?

3. Você tem falado das maravilhas que o Senhor tem feito na sua vida?



Versículos Auxiliares:

Salmo 141.3 - “põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios”

Provérbios 13.3 - “O que guarda a sua boca conserva a sua alma

(Provérbios 12:22)- Os lábios mentirosos são abomináveis ao SENHOR, mas os que agem fielmente são o seu deleite.

Para meditação:
(Sl 15:1-3) Não difame com a sua língua.
(Pv 12:17-22) Lábios mentirosos, abomináveis para o Senhor.

(Mt 15:11-20) O que sai da boca do homem o contamina.
(Rm 3:13,14) Línguas que tratam enganosamente.

(Ef 5:19,20) Devemos falar o que agrada a Deus.
(Tg 3:1-12) Língua, fonte de bênção ou maldição.

Meu novo livro...Clique aqui e leia online...

Compre o livro pelo link ao lado: http://www.bookess.com/read/9585-uma-nova-historia-/ ou entre em contato pelo e-mail richard.rossini.atanes@gmail.com para comprar com desconto diretamente com o autor..