segunda-feira, 1 de abril de 2013

II Reis – Panorama da Bíblia


O Rio Jordão
O SENHOR me enviou ao Jordão”- 2 Reis 2:6
 
Após Elias, Eliseu
 
No começo do segundo livro dos Reis é descrito o arrebatamento de Elias. Eliseu, seu servo, recolheu o manto deixado por seu mestre e recebeu dupla porção de seu espírito; ser-lhe-ia imprescindível esse duplo revestimento, pois, em circunstâncias mais difíceis ainda, ele advertiria o povo em nome do Senhor. É bem significativo que a Escritura mencione nove milagres realizados por Elias e dezoito por Eliseu.
 

A palavra de Deus se cumpriu
 
 
Esses dois profetas israelitas exerceram seu ministério principalmente na região de Samaria; era preciso que um testemunho fosse dado ao povo eleito antes do seu supremo castigo. Os reis de Israel foram, quase todos, os artífices dessa ruína, favorecendo por sua idolatria o triunfo da mentira e da imoralidade. Nos livros dos Reis, cada um deles é estigmatizado com uma frase que aparece cerca de vinte vezes, como sinistro refrão: "Ele fez o que era mau aos olhos do SENHOR".
 
  
Advertência e castigos
 
 
Por um lado, Deus enviou profetas para advertir Seu povo; por outro lado, suscitou instrumentos para o castigar. Em primeiro lugar, foram homens escolhidos no seio de Israel, para punir Jeroboão, em relação a Salomão, e Jeú, em relação à casa de Acabe; depois monarcas pagãos: Azael e Ben-Hadade, reis da Síria, Salmanasar e Senaqueribe, reis da Assíria, Faraó Neco, rei do Egito, Nabucodonosor, rei da Babilônia. Consciente ou inconscientemente, eles cumpriram a Palavra do Senhor, coisa que o texto sagrado sublinha claramente.
 
  
Reis íntegros de Judá
 
 
No reino de Judá, todavia, a "Lâmpada de Davi" continua a brilhar (confira 2 Reis 8:19) durante certo tempo; os levitas servem a Deus em Seu santuário ou voltam ao sacerdócio após períodos de apostasia. Muitos reis se aproximaram do Senhor e exercem uma influência determinante sobre Judá: Asa (1 Reis 15:11), Josafá (1 Reis 22:7), Joás (2 Reis 12:2) e sobretudo Ezequias (2 Reis 18:3) e Josias(2Reis22:2).
 
  
Leitores, sigamos as pegadas dos servos de Deus do Velho Testamento: Elias, Eliseu, Ezequias, Josias, etc. Como eles, aprendamos a ir contra a correnteza e a permanecer retos diante de Deus e íntegros diante dos homens; ante a maré ascendente da incredulidade e iniqüidade, o Senhor precisa de testemunhas da têmpera desses grandes heróis de outrora, apresentados pelos livros históricos da Bíblia.
 
  
Glossário
 
  
4:39
Colocíntidas – Espécie de pepinos.
 
14:7
Jocteel – Submetida por Deus.
 
 
14:21; 15:1
Azarias ou Uzias (15:13, 30, 32, 34; 2 Crônicas 26).
 
 
16:17
O mar – O mar de fundição colocado sobre doze bois, que Salomão tinha feito construir.
 
 
18:4
A serpente de bronze – A lembrança do livramento de Israel (Números 21:4-9) não podia de forma alguma justificar a adoração desta relíquia que os israelitas se puseram a venerar como um deus, ao qual chamaram de Neustã (pedaço de cobre).
  
 
17:17 ;21:6
Queimaram a seus filhos e a suas filhas como sacrifício – Costume idolatra dos amonitas e dos moabitas (cap. 3:27), que queimavam seus filhos, sacrificando-os em honra ao deus Moloque (23:10; Levítico 18:21; 2 Reis 16:3; 2 Crônicas 33:6; Jeremias 7:31; 19:5; 32:35; Ezequiel 16:21).
 
  
21:6
Adivinhava pelas nuvens e era agoureiro – Forma de adivinhação condenada por Deus (Levítico 19:31; Deuteronômio 18:9-14; confira 2 Reis 23:24).
 
  
23:16-18
Segundo a palavra do SENHOR – Esse ato havia sido profetizado três séculos atrás por um homem de Deus que tinha até mesmo predito o nome de Josias (Reis 13:1-3).
 

Meu novo livro...Clique aqui e leia online...

Compre o livro pelo link ao lado: http://www.bookess.com/read/9585-uma-nova-historia-/ ou entre em contato pelo e-mail richard.rossini.atanes@gmail.com para comprar com desconto diretamente com o autor..